Textos

A EXTREMA DIREITA X A ESQUERDA

A EXTREMA DIREITA X A ESQUERDA!

O mundo está vivendo um processo cíclico do avanço da EXTREMA DIREITA e o encolhimento da ESQUERDA em vários países.

Em nosso continente latino americano e de modo particular no Brasil à extrema direita cresceu de forma significativa quando o centrão promoveu o impeachment da presidente Dilma Rousseff, e quando o então juiz da lava jato o Sr Sérgio Moro, hoje senador da República pelo Estado do Paraná e o promotor de justiça o Sr Deltan Dallagnol, deputado federal cassado, fizeram todo aquele espetáculo jurídico. A partir desse momento o Brasil ficou totalmente dividido e o ódio se perpetuou entre os cidadãos brasileiros. Tantas famílias divididas por essa questão. Afirmo que é uma ação diabólica.

A cena mais absurda foi o Sr Sérgio Moro renunciar a magistratura para se tornar ministro da justiça do governo Bolsonaro, mostrando que de fato a lava jato tinha uma finalidade politica e ideológica. Praticamente foi expulso do governo federal que o ajudou a eleger, por não concordar com as propostas do então presidente que queria defender a sua prole.

O mais escandaloso foi ver esse senhor apoiando o candidato a reeleição que o havia esculachado em reunião ministerial que foi noticiada pela imprensa da época. O interesse desses políticos não é o povo brasileiro, e sim, os seus grupos particulares.

O que mais espanta é vermos que apesar de todo esse jogo, essa divisão que é um escândalo, as pessoas e os que se dizem “cristãos”, votarem nesses senhores e os defenderem a todo custo. A Palavra de Deus é tão clara: “Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.”(Mt 12, 25-30)

Lamentavelmente, a extrema direita com o discurso contra a esquerda conquistou com grande popularidade e relevância o eleitorado brasileiro, e entre eles, os “cristãos” com o discurso que a esquerda é comunista, é à favor do aborto, contra a liberdade religiosa, que fechariam as igrejas… Tudo não passa de um discurso falacioso, que conseguem prender os grupos sociais e religiosos fanáticos nessa teia mentirosa.

A Igreja sempre foi e será contra tudo que ameaça a vida desde da sua concepção ao declínio natural. É um horror vermos grupos religiosos, e sobretudo, lideranças propagando esse discurso falso e odioso contra aqueles que tem suas opções políticas para uma vertente social e de esquerda.

O cristão tem o direito de manifestar sua opção política, seja ela de direita ou esquerda. Ninguém pode demonizar o irmão porque não tem a mesma escolha. Como diz o querido Papa Francisco: “Somos todos irmãos”!

Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas… Enquanto a direita inclui neoliberais, liberalismo econômico, conservadores, reacionários,…

No espectro político, a direita descreve uma visão ou posição específica que normalmente aceita a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal ou desejável. Esta postura política geralmente justifica esta posição com base no direito natural e na tradição. O meu olhar é que não há nada de cristão nesta posição politica, uma vez que Deus deseja dignidade para todos os seus filhos e filhas, como afirma o Senhor Jesus:”Eu vim para que todos tenham vida, e para que a tenham em abundância”. (Jo 10,10)

Enquanto que a esquerda na sua orientação política defende a maior intervenção estatal para promover igualdade procurando um senso mais igualitário… Não podemos ser ingênuos em achar que a esquerda é a salvação! Não há sistema político ideológico plenamente perfeito. O que precisamos é sermos honestos e críticos em relação as nossas escolhas e se estas contemplam o BEM COMUM!

O que impressiona e me deixa impactado é vermos os desfavorecidos apoiando quem está no topo da pirâmide social, sendo massa de manobra dessa gente sem escrúpulos, que se utilizam de uma ideologia falaciosa, sobretudo de cunho religioso para iludir o povo simples e humilde que estão em nossas Igrejas.

Não é questão de comunismo, de socialismo, e sim, da construção de uma sociedade democrática que favoreça a todos. Como dizia o Papa São João Paulo II: “O Rico, de fato, não é aquele que tem, mas aquele que dá.”

Todos sabemos que a ganância e o desejo de acúmulo é o grande mal da humanidade. Poderia aqui falar muitas coisas, mais é explícito que não há uma JUSTIÇA SOCIAL entre nós. Há um pequeno grupo no alto da pirâmide que cada vez mais aumenta sua opulência e seu poder econômico através desse viés político de direita, e consequentemente a maioria fica vendo navios.

O novo presidente dos EUA tão idolatrado pela extrema direita, desde que assumiu a presidência tem deportado imigrantes, tem cortado direitos sociais, tem ameaçado taxar os países… Tudo isso em nome de uma politica econômica que visa de forma exclusiva os EUA e as grandes fortunas. E a consequência será o crescimento da pobreza, do desemprego para muitas nações. Uma verdadeira injustiça social que reinará entre nós!

Outro dia em uma cidade de Marte, me deparei com um veículo simples, já fora de linha, que trazia no vidro traseiro estampado a bandeira dos EUA, de Israel e do Brasil. Fiquei pensativo e me perguntei: Será que esse cidadão está consciente e emocionalmente equilibrado? Creio que não! Esse fanatismo absurdo e doentio, tem criado uma sociedade que está cada vez mais vulnerável e adoecida por esses políticos que espalham fake News, ódios e intolerâncias!

Já imagino como será 2026… Não sou vidente, mais digo que haverá muita hostilidade, intolerância e violência com consequências desastrosas e dolorosas para o convívio social e familiar da sociedade brasileira. Que o Senhor Jesus tenha misericórdia!

Será que as pessoas não tem o mínimo de senso crítico para analisar e fazer uma análise da situação social e política da sociedade brasileira que atravessa inúmeras situações, que poderiam ser evitadas se houvesse uma justa distribuição dos bens materiais, gerando riquezas para todos os cidadãos e não apenas para um grupo elitista que tem ojeriza dos pobres? Não me esqueço da frase do ex-ministro da economia do governo Bolsonaro que disse de forma tão irônica e infeliz: “empregada doméstica estava indo para Disney, uma festa danada”. Os pobres na visão desse senhor não tem direito nenhum. São vistos como objeto de trabalho para o enriquecimento dessa classe social que defende a extrema direita.

Enfim, a luta entre a direita e a esquerda tem caminhos diferentes e bem definidos. Cabe a todos nós termos a consciência e a capacidade de pensarmos de forma crítica e objetiva sobre qual lado devemos escolher e se posicionar sempre a favor da democracia, da justiça social e do BEM COMUM!

Concluo citando a Palavra de Deus que para nós cristãos deve ser nosso alicerce que diz: “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.” ( At 4, 32-35)

Creio que o texto para os “cristãos” é comunista, não há nada de comunismo e sim de CRISTIANISMO VERDADEIRO!

Que sejamos capazes de lutarmos para o BEM de TODOS e não nos deixemos nos enganar por tudo que rouba a DIGNIDADE da PESSOA e sua VIDA.

REFLITAMOS!!!

Pe Marcelo Campos da Silva D’Ippolito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *