Publicado na Folha
Nesta semana, me deparei com uma notícia que, a princípio, imaginei ter como protagonista um governador bolsonarista. No entanto, logo percebi que se tratava de Elmano de Freitas, governador petista do Ceará. A notícia relatava que o governador prometia a distribuição de bíblias nas escolas de seu estado.
Procurei por manifestações contrárias da chamada “blogosfera petista” ou “progressista” —aquele conglomerado de blogs e páginas que apoia acriticamente o PT e o atual governo, funcionando como uma espécie de Pravda ou Granma –, mas não encontrei nenhuma manifestação cobrando o respeito ao Estado laico ou algo semelhante. Infelizmente, tenho memória, e essa memória costuma me torturar.
Lembro que, na última campanha presidencial, eu era presidente do movimento Cristãos Trabalhistas do PDT, movimento que ajudei a criar para abrir o diálogo entre o chamado campo progressista e os evangélicos. De certa forma, servimos como consultoria em assuntos de fé cristã para o então candidato Ciro Gomes, quando ele assim desejava.