Em 19/08/1886, foi fundada a Igreja de Deus, a mais antiga denominação pentecostal em funcionamento.
Começou como um movimento de santidade contra a frieza das igrejas batistas dos EUA, tornando-se uma denominação, após a igreja Batista expulsar seus adeptos.
A Igreja de Deus herdou o modelo democrático dos batistas, mas não permitiu a independência das igrejas locais. Nas assembleias, eram decididos os rumos da igreja de forma democrática, pelo voto. A 1° assembleia foi em 1906, na Carolina do Norte, nessa casa, ainda preservada.
Outro fato muito interessante, é que a Igreja de Deus foi a primeira denominação americana a ordenar uma mulher negra para o cargo de Evangelista. Abaixo, o certificado da irmã Rebeca Barr, de 1909.
Ainda sobre a questão racial, 2 fatos importantes. A Igreja de Deus usava o modelo de igrejas miscigenadas, o q era proibido em vários estados americanos, como a igreja em Ohio abaixo. Esse modelo foi continuado pela Igreja de Deus em Cristo, uma dissidência da Igreja de Deus, a denominação mais popular entre os negros americanos.
Também, em 1939, o pastor Grady Kent, da Igreja de Deus em Knoxville, foi açoitado 60 vezes pela KKK, por manter uma igreja miscigenada. Na imagem abaixo, ele mostra as marcas ao procurador geral adjunto, Dr. Dan Duke.
Hoje, a Igreja de Deus está em 192 países, conta com 8.651.920 membros, 41.460 igrejas, 50.873 ministros, 627 missionários, 116 escolas teológicas, 2 universidades, com 38.625 alunos. Mesmo em meio às lutas, mantenho-me na mesma igreja onde nasci espiritualmente há 40 anos.