Notícias do Mundo Evangélico

Pablo Marçal cresce entre evangélicos em São Paulo, e outras notícias nacionais

Por Observatório Evangélico

Pablo Marçal cresce entre evangélicos em São Paulo

O candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Pablo Marçal, cresceu entre os eleitores evangélicos, chegando a 30%, de acordo com uma nova pesquisa do Datafolha. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que concorre à reeleição com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro — muito popular entre esse segmento religioso —, acumula 22%. Os candidatos estão tecnicamente empatados dentro dessa fatia populacional, com margem de erro de seis pontos percentuais. Já o apresentador José Luiz Datena (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 14%, seguido por Guilherme Boulos (PSOL), com 12%. Entre os católicos, o atual prefeito tem 24%, e Boulos, 23%. Marçal aparece em terceiro lugar, com 17%, enquanto Datena acumula 13%. A margem de erro é de 5 pontos percentuais. (O Globo).


Marçal vende um ‘Davi vs. Golias’ ao avançar sobre Nunes na base evangélica

O autodenominado ex-coach, para quem “cristianismo é lifestyle”, ganha terreno como candidato dos evangélicos paulistanos. Num pleito modulado pela nacionalização do debate, figuras graúdas da cena pentecostal batem de frente com o candidato do PRTB. O pastor Silas Malafaia diz que Marçal não é bem-vindo no ato bolsonarista de 7 de Setembro. O deputado Sóstenes Cavalcante (PL), ex-presidente da bancada evangélica, chama-o de “megalomaníaco e egocêntrico”. Há um descompasso entre liderança e base, e, para muitos pastores, é aqui que mora o perigo. Marçal vem arrebatando fiéis à revelia do andar de cima. É como se levasse a lógica antissistema às igrejas, promovendo uma relação desinstitucionalizada com a fé. Esse Davi versus Golias dos tempos modernos é uma imagem vibrante no imaginário evangélico: o candidato ungido contra um sistema que faz de tudo para detê-lo. Se Jair Bolsonaro (PL) se deu bem com esse discurso no passado, agora é Marçal quem tenta se vender como insubmisso ao status quo. (Folha de São Paulo)


Líder da bancada evangélica faz cirurgia de emergência e é internado em SP

O deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), líder da bancada evangélica, passou por uma cirurgia de emergência e está internado em São Paulo. Ele passa bem, mas segue em acompanhamento, segunda a liderança do Republicanos na Câmara. Colegas parlamentares e membros do governo publicaram mensagens de apoio nas redes sociais. O AGU (Advogado-Geral da União), Jorge Messias, evangélico, também se pronunciou. (Uol)


Ministro de Lula deseja melhoras a presidente da bancada evangélica

O ministro da articulação política de Lula (PT), Alexandre Padilha, foi às redes sociais neste domingo (25/8) desejar a recuperação do deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Mais conhecida como bancada evangélica, o grupo é um dos mais estratégicos no Congresso Nacional e o governo petista tem buscado aproximação com o grupo. Em nota, a Frente Parlamentar Evangélica comunicou que o deputado está em observação nas próximas 48 horas, para avaliação da resposta a cirurgia e definição dos próximos passos. A bancada também pediu preces para a melhora do quadro de saúde do parlamentar (Metrópoles) .


Band vê índices de audiência caírem com programa evangélico

A venda de um pedaço do horário nobre para a Igreja Internacional da Graça de Deus, do Missionário R. R. Soares, fez a audiência da Band, que já não era lá essas coisas, ser reduzida a pó. Apesar de a audiência do seu horário nobre ter afundado, a direção da Band considera como necessária a venda de 55 minutos de sua grade de segunda a sexta para o Show da Fé (21h20/22h15). A fortuna depositada mensalmente pelo líder religioso – estima-se que ele pague algo entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões mensais – está ajudando na manutenção de algumas dezenas de empregos (Uol).


Pastor que usava ‘cura espiritual’ é preso por abusar sexualmente de 4 mulheres

Um pastor de 53 anos foi indiciado por violação sexual mediante a fraude na última sexta-feira (23) em Dourados. De acordo com a equipe da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), o suspeito teria abusado de quatro membros da igreja a qual preside. No dia 15 de agosto, o pastor foi preso pela Guarda Municipal e encaminhado à Penitenciária Estadual de Dourados. Com a conclusão do Inquérito Policial, ficou evidenciada a prática dos crimes, especialmente por meio de testemunhas e até por mensagem de vítima alegando ter sido assediada em um retiro (Diário Digital).


Aceno do PT a religiosos é questão de sobrevivência

A decisão do PT de se aproximar do segmento evangélico não é apenas estratégica, mas crucial para sua própria sobrevivência. A Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, acertou ao lançar uma cartilha para se comunicar com esses eleitores. Na prática, a cartilha orienta os concorrentes a abordar temas como justiça social, combate à pobreza e defesa da família de uma forma que faça a conexão com os ensinamentos cristãos. (Estadão)


Voto evangélico é disputado entre direita e esquerda em Recife

A disputa pela prefeitura de Recife (PE) está colocando o segmento evangélico em lados opostos dos espectros políticos. Representando a esquerda, o prefeito João Campos (PSB) se aproxima de lideranças para ganhar a simpatia do público. Já pela direita, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto (PL) assegurou a candidatura de vice para Leninha Dias, empresária evangélica e ex-diretora da rádio Maranata (Gazeta do Povo) .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *