Ministra das mulheres busca diálogo com evangélicas
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou nesta sexta-feira, 2, que a pasta busca estabelecer um diálogo com mulheres evangélicas para uma mobilização nacional que busca zerar o feminicídio no país. A movimentação é mais uma ofensiva do governo Lula (PT) para tentar se aproximar do eleitorado desse segmento religioso. (O Antagonista)
Templo de Salomão completa 10 anos
A Igreja Universal do Reino de Deus, liderada por Edir Macedo, inaugurou o Templo de Salomão em 2014, e agora, ao completar 10 anos, o projeto de R$ 680 milhões simboliza seu poder político e religioso, atraindo figuras importantes e consolidando-se como um “soft power” da instituição, enquanto expande sua influência e enfrenta desafios internacionais. (Folha de S. Paulo)
Evangélicos desaprovam mais governo Lula do que católicos
Eleitores evangélicos e católicos avaliam o governo Lula em nova pesquisa PoderData. Divulgada em 31 de julho, a pesquisa mostra que eleitores evangélicos desaprovam mais o governo Lula (58%) do que aprovam (30%), enquanto entre os católicos, a aprovação é maior (56%) do que a reprovação (35%), com variações dentro da margem de erro. (Carta Capital)
Evangélicos atuantes na cracolândia conquistam confiança de usuários
As discussões sobre a cracolândia incorporam as perspectivas dos voluntários evangélicos que atuam na região há décadas, onde conquistaram a confiança de prostitutas, cafetões e dependentes devido ao seu idealismo. (Folha de S. Paulo)
Vídeo íntimo de pastor e obreiro vaza e causa polêmica
Uma caso agitou a comunidade cristã no Acre, região norte do Brasil. Um pastor, casado e com três filhos, teve vídeos íntimos vazados nas redes sociais, onde aparece tendo relações com um fiel de sua igreja. As imagens indignaram frequentadores. A igreja decidiu afastar o líder relogioso de suas funções após o escândalo se tornar público. O homem envolvido também deixou de frequentar os cultos. (Contigo)
Vereadora evangélica explica relação do segmento com Lula
No início de julho, o presidente Lula e a primeira-dama Janja encontraram Aava Santiago, vereadora do PSDB de Goiânia e filha de pastores, conhecida por seu papel na aproximação entre evangélicos e o governo. Santiago, que se define como “malocrente” nas redes sociais, integrou a equipe de transição do governo no final de 2022 e apresentou um plano para estreitar laços com o público evangélico. (Carta Capital)
Novo filme aborda imposição evangélica em comunidades indígenas
O longa Sekhdese, exibido no 31º Festival de Vitória, destacou-se ao abordar a luta dos povos indígenas contra a imposição de igrejas evangélicas e o impacto negativo dessas instituições na preservação cultural indígena. O filme foi dirigido por Graciela Guarani e Alice Gouveia. (Estadão)