Nascido e criado no Rio de Janeiro, Alexandre Gonçalves conheceu o Evangelho de Jesus ainda bem novo quando era aluno interno do Colégio Militar do Rio de Janeiro e se tornou membro da Igreja de Deus, denominação pentecostal fundada nos EUA em 19 de agosto de 1886 por campesinos da Carolina do Norte.
Ainda no Colégio Militar, liderou um grupo de alunos adolescentes, formando o primeiro núcleo de alunos evangélicos (NAE) do CMRJ.
Não quis seguir carreira militar e foi ser missionário voluntário na Jocum (Jovens Com Uma Missão), sucursal brasileira da YWAM (Youth With a Mission), onde atuou como missionário no meio da população de rua e nas favelas do Rio de Janeiro, fundando a primeira casa de reintegração da missão, na cidade de Seropédica, RJ.
Posteriormente, atuou como missionário em Cuba, ajudando a implantar 18 igrejas nos lares, sendo convidado a sair do país com sua esposa e filha, após ser acusado de atividade religiosa irregular.
Cursou teologia no seminário batista do Rio, sendo ordenado pastor em outubro de 1994, tendo sido pastor de tempo integral no Rio de Janeiro por 10 anos.
Ajudou a implementar a “Madrugada do Carinho com Deus” no centro do Rio de Janeiro, onde voluntários evangélicos faziam uma grande atuação junto à população de rua nas imediações da Candelária, baseados na Catedral Presbiteriana do Rio.
Com seu envolvimento em diversos projetos sociais, como a ajuda voluntária na construção de uma creche no morro do Borel na Tijuca e uma enfermaria no morro Santa Marta em Botafogo, se aproximou de líderes que estavam para iniciar a Associação Evangélica Brasileira (AEVB), participando de sua criação e da propositura e aprovação do Decálogo para o Voto Evangélico.
Foi nesse período que passou a desenvolver o que chamaria de Teologia do Pobre, baseado nas ideias de São Basílio e dos padres jesuítas da Argentina, se contrapondo à preponderante Teologia da Libertação de viés marxista.
Após se levantar contra os desmandos da incipiente teologia do domínio pregada por pastores do Rio de Janeiro e o legalismo daqueles que não conseguem ver a Cruz de Cristo como o cumprimento da lei, deixou de ser pastor de tempo integral, entrando na Polícia Rodoviária Federal em 2004 para ter liberdade de fala, sem depender de prebendas pastorais para sobreviver.
Pastor da Igreja de Deus (Church Of God) e membro desta igreja desde muito novo, foi para Santa Catarina, implantando a Igreja de Deus em Balneário Camboriú, onde atuou entre a população esquecida e desamparada desta rica cidade.