Publicado em Observatório Evangélico:
Candidato à reeleição, Paes recebe benção de pastor de Michelle Bolsonaro
O prefeito do Rio e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), recebeu neste domingo (1º) a “benção” do pastor Josué Valandro Junior, da Igreja Batista Atitude. O líder religioso é conhecido pelo envolvimento com a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobretudo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que tem a Atitude como igreja. Paes é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (O Globo)
Discursos sobre aborto e drogas no Congresso crescem 135% e levam falas sobre costumes a recorde
O Congresso atingiu o recorde de discursos sobre a pauta de costumes em meio à expansão da ala conservadora na legislatura atual e a embates entre os três Poderes. Levantamento feito pelo GLOBO, com auxílio de inteligência artificial, mostra que discussões em torno de temas como drogas, armas, aborto e agendas identitárias atingiram o ápice nos últimos dois anos. O movimento é capitaneado pela bancada evangélica. As pautas de costumes, que habitualmente representavam em torno de 3,5% das discussões no plenário do Congresso, atingiram 7,2% em 2023 e estão em 6,4% em 2024, com os trabalhos ainda em andamento. Esse tipo de assunto apareceu em 1.510 discursos na Câmara e no Senado em 2023, o dobro da média no século XXI. Ao todo, houve um crescimento de 135% no volume de falas sobre drogas e aborto em 2023 em relação à média entre 2001 e 2022.(O Globo)
‘Apocalipse nos Trópicos’ investiga influência evangélica na política
Em “Apocalipse nos Trópicos”, cineasta Petra Costa investiga a estreita relação no Brasil entre política e a religião, com ênfase na recente ascensão da bancada evangélica nas últimas eleições. Na première mundial da última quinta-feira, a plateia que lotou a sala Casinò no festival aplaudiu efusivamente e mostrou muito interesse em entender mais não só sobre o Brasil, mas também sobre a estreita relação dos brasileiros com a religiosidade, a política e a combinação perturbadora entre as duas instâncias. (Uol)
Pastor evangélico é investigado suspeito de estuprar adolescente de 12 anos, no Sertão da Paraíba
Um pastor evangélico está sendo investigado pela suspeita de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontam que o crime acontecia na casa da avó da vítima. O suspeito seria marido da tia da vítima, e, de acordo com as investigações, o crime estava ocorrendo há cerca de dois meses. Os atos do suspeito incluíam toques inapropriados, exibição de vídeos de conteúdo pornográfico, e a exposição da criança a situações de cunho sexual. (G1)
Julliany Souza, cantora gospel, entra na lista das mais ouvidas do Brasil
A cantora Julliany Souza é uma estrela pop em ascensão na vertente do gospel conhecida como worship. Natural de Goiás, aos 26 anos, ela iniciou sua carreira no grupo Casa Worship e, desde 2022, segue como artista solo. Agora, faz sua estreia na Billboard Brasil Hot 100 com a faixa ‘Lindo Momento’, ocupando a posição #100 (Correio Brasiliense) .
‘Maratona’ em igrejas, encontros com lideranças e exaltação à fé: Nunes e Boulos tentam atrair voto evangélico em SP
Em busca dos votos dos evangélicos e católicos, os candidatos à prefeitura de São Paulo têm feito “maratona” em igrejas, marcado encontro com lideranças evangélicas e exaltado a fé em vídeos e publicações nas redes sociais. O atual prefeito é quem mais tem feito agendas com religiosos. Nunes é católico, mas é bem relacionado com lideranças evangélicas. Já para os candidatos mais atrelados à esquerda, avançar no segmento religioso é um desafio maior. Guilherme Boulos (PSOL) tenta moderar o discurso para angariar uma parcela dos evangélicos. Na segunda-feira, Boulos participou de um encontro com evangélicos de igrejas como Universal, Assembleia de Deus e Avivamento, na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O candidato pediu ajuda contra “falsos profetas” e no combate a notícias falsas. (O Globo)
Filha de Latino larga a carreira de modelo e vira cantora gospel
Amanda Rocha lançou na última sexta-feira, 30 de agosto, o seu primeiro projeto ao vivo, batizado de ‘O nome de Jesus’. Este é mais um grande passo na carreira de cantora gospel da segunda dos dez filhos do cantor Latino. A jovem é fruto do relacionamento dele com Jucinéia de Oliveira. (Área Vip)